domingo, 4 de julho de 2010

É importante conhecer a história da matemática?

A História da Ciência e, em particular , a História da Matemática , constitue um dos capítulos mais interessantes dos conhecimentos.Permite compreender a origem das idéias que deram forma à nossa cultura e observar também os aspectos humanos do seu desenvolvimento: enchergar os homens que criaram essas idéias e estudar as circunstâncias em que elas se desenvolveram.
Assim , esta história é um valioso instrumento para o ensino/aprendizado da própria matemática. Podemos entender porque cada conceito foi introduzido nesta ciência e porque , no fundo , ele sempre era algo natural no seu momento. Permite também estabelecer conexões com a história , a filosofia , a geografia e várias outras manifestações da cultura.
Conhecendo a história da matemática percebemos que as teorias que hoje aparecem acabadas e elegantes resultaram sempre de desafios que os matemáticos enfrentaram , que foram desenvolvidas com grande esforço e , quase sempre , numa ordem bem diferente daquela em que são apresentadas após todo o processo de descoberta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário